Estágios Ciência Viva no Laboratório

Estão abertas as inscrições para 2 temas de estágios para alunos do 10º, 11º e 12º ano no âmbito da 27ª Edição da Ciência Viva no Laboratório. Pretende-se com estes estágios promover a aprendizagem experimental das geociências costeiras e marinhas.

Tema 1: Geodinâmica dos ambientes de sapal e ilha barreira da Ria Formosa

Data: 24-07-2023 a 28-07-2023. Horário: manhã+tarde.

Este estágio tem por objetivo, o estudo morfológico, hidrodinâmico e sedimentar, dos ambientes de sapal e ilha barreira da Ria Formosa (Algarve) como contribuição para a gestão costeira. Os alunos terão oportunidade de colocar as “mãos na massa”, realizando trabalho de campo e laboratório. O trabalho de campo inclui o levantamento topográfico de um perfil de praia recorrendo ao Sistema Global de Navegação por Satélite, colheita de amostras de sedimentos da praia e sapal e estimativa de altura, período e direção das ondas. Já no laboratório, realizarão análises granulométrica dos sedimentos colhidos (por crivagem), determinação do teor em carbonatos de cálcio e identificação da composição mineralógica da areia à lupa binocular. Haverá ainda uma sessão dedicada ao processamento de dados e a sua discussão. No final, cada aluno fará uma apresentação de 2 minutos de um tema abordado à sua escolha.

Observações: Este estágio inclui atividades ao sol, mar e sapal pelo que se aconselha trazer protetor solar, troca de roupa e galochas.

Para mais infomações e inscrições clique aqui

Tema 2: O ambiente passado a partir de uma sondagem marinha

Data: 21-08-2023 a 25-08-2023. Horário: manhã+tarde

Este estágio tem por objetivo o estudo de uma sondagem marinha colhida a cerca de 3520 m de profundidade, com vista à reconstrução paleoambiental dos últimos 40 mil anos. Os alunos terão oportunidade de colocar as “mãos na massa”, realizando trabalho de laboratório, onde além da descrição da sondagem, realizarão/participarão na análise das fotos, raios X, análise granulométrica, determinação dos carbonatos e matéria orgânica dos sedimentos e análise mineralógica da fração arenosa. Haverá ainda uma sessão dedicada ao processamento de dados e a sua discussão. No final, cada aluno fará uma apresentação de 2 minutos de um tema abordado à sua escolha.

Para mais informações e inscrições clique aqui.