Atividades com as Escolas e Associações

No dia 20 de abril recebemos 16 alunos do 10º ano da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia. No âmbito da atividade “Vamos comparar as águas do mar e da ria”, os alunos tiveram a oportunidade de ir pôr as “mãos na massa”, realizando trabalho de campo relativamente as características dos água da Ria Formosa.

No dia 17 de abril recebemos 14 alunos do 8º ano da Escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia (Tavira). No âmbito da atividade “Vamos conhecer o sapal e a sua importância”, os alunos tiveram a oportunidade de identificar diferentes tipos de vegetação e caracterizar os sedimentos de sapal, através das suas propriedades físicas (cor, cheiro, granulometria).

No dia 2 de fevereiro recebemos 22 alunos do 4º ano da EB1 Horta do Carmo . No âmbito da atividade “A areia é feita de quê?” os alunos tiveram a oportunidade de reconhecer diferenças entre as areia de diversas praias do mundo, recorrendo a obserção das areias na lupa binocular.

No dia 12 de Dezembro recebemos 22 alunos do 5º ano da E.B. D. Manuel I (Agrupamento de Escolas D.Manuel I – Tavira). No âmbito da atividade “Vamos conhecer o sapal e a sua importância”, os alunos tiveram a oportunidade de identificar diferentes tipos de vegetação e caracterizar os sedimentos de sapal, através das suas propriedades físicas (cor, cheiro, granulometria).

No dia 25 de novembro recebemos 14 alunos do 7º ano da Escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia (Tavira). No âmbito da atividade “A areia é feita de quê?” os alunos tiveram a oportunidade de reconhecer diferenças entre as areia de diversas praias do mundo, recorrendo a obserção das areias na lupa binocular.

Nos dias 13 e 14 de Outubro recebemos 16 alunos do 11º ano da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro). No âmbito da Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental Água – SEIVA 2022. As atividades foram variadas incluindo uma palestra do investigador Sebastião Teixeira (APA) subordinada ao tema “O papel do homem na erosão costeira”, observação à lupa de areias de várias partes do mundo e amostragem de microplásticos na Ilha Tavira.

Nos dias 12 de outubro recebemos 19 alunos do 8º ano da Escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia (Tavira). No âmbito da atividade “A areia é feita de quê?” os alunos tiveram a oportunidade de observar à lupa areias de várias praias do mundo e aprender sobre sua composição mineralógica.

No dia 30 de setembro recebemos 28 alunos do 4º ano da Escola Básica Santa Catarina. No âmbito da atividade “Qual o tamanho da areia” os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as várias dimensões que a areia e a composição mineralógica da areia.

Nos dias 2, 4 e 5 de maio recebemos 137 alunos do 7º ano da EB 2,3 Dr. Joaquim Magalhães (Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira). No âmbito da atividade “Vamos conhecer as diferenças e semelhanças dos sedimentos de praia, duna e sapal” os alunos recolheram amostras de sedimentos nos vários ambientes da Ria Formosa junto à Estação do IPMA e processaram-nas em laboratório.

No dia 22 de abril recebemos 22 alunos do 4º ano da EB1 Horta do Carmo. No âmbito da atividade “As areias do mundo no teu telemóvel” os alunos tiveram a oportunidade de reconhecer diferenças entre as areia de diversas praias do mundo, recorrendo à aplicação da lupa no telemóvel para captura de imagens.

No dia 4 de abril recebemos 26 alunos do 8º ano da E.B. D. Manuel I (Agrupamento de Escolas D.Manuel I – Tavira). No âmbito da atividade “As areias do mundo no teu telemóvel” os alunos tiveram a oportunidade de reconhecer diferenças entre as areia de diversas praias do mundo, recorrendo à aplicação da lupa no telemóvel para captura de imagens.

No dia 14 de março recebemos 17 alunos do 8º ano da E.B. D. Manuel I (Agrupamento de Escolas D.Manuel I – Tavira). No âmbito da atividade “As areias do mundo no teu telemóvel” os alunos tiveram a oportunidade de reconhecer diferenças entre as areia de diversas praias do mundo, recorrendo à aplicação da lupa no telemóvel para captura de imagens

Nos dias 2 e 3 de março recebemos 91 alunos do 9º ano da EB 2, 3 Dr. Joaquim Magalhães (Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Faro). No âmbito da atividade “Vamos descobrir as diferenças e semelhanças dos sedimentos de praia, duna e sapal” os alunos recolheram amostras de sedimentos nos vários ambientes da Ria Formosa junto à Estação do IPMA e processaram-nas em laboratório.